TAXA DE RETENÇÃO RECIBOS VERDES
- Rita Pinto

- 31 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jun.

SIC-NOTÍCIAS - Declarações de Anabela Santos, consultora da Ordem
Já está em vigor a redução do IRS para os trabalhadores a recibos verdes. O imposto baixa de 25% para 23%, mas será o trabalhador a decidir que taxa quer aplicar. Por isso, é preciso ponderação. Explicamos porquê."
“A taxa de 25% (...) permite, ao descontar um pouco mais, no final do ano ter que fazer um acerto”, explica Anabela Santos."
“Aquilo que aparentemente pode parecer (...) um aumento do rendimento líquido, pode depois não ter por efeito necessariamente um maior reembolso ou um valor de imposto a pagar exatamente igual ao que foi retido”, explica Anabela Santos."
ECO - Declarações de António Gaspar Schwalbach,fiscalista e sócio da PARES
Em declarações à Lusa, António Gaspar Schwalbach, fiscalista e sócio da PARES, começa por lembrar que a partir da reforma do IRS, produzida em 2014 e com entrada em vigor no início de 2015, passou a estar prevista na lei a possibilidade de os titulares de rendimentos das categorias A (trabalhadores dependentes), B (independentes) e H (pensionistas) poderem optar pela taxa de retenção do IRS “imediatamente superior à que lhes é legalmente aplicável em declaração para o efeito a apresentar à entidade pagadora dos rendimentos”.



Comentários